A Semana acontece entre os dias 17-22 de setembro.
A Programação encontra-se detalhada neste blog, na aba ao lado, e no facebook, mobilidadepiracicaba, curta, compartilhe, contribua com a divulgação e participe!
Os objetivos da Semana permanecem os mesmos: sensibilizar os cidadãos sobre a questão da mobilidade na cidade. Falar sobre Educação e segurança no trânsito, acessibilidade, uso de bicicletas como meio de transporte, qualidade do transporte público, das ruas e calçadas...Proporcionar espaços de diálogo, reflexão e troca de experiências sobre a questão da mobilidade no município de Piracicaba, a fim de informar a sociedade e formar cidadãos e representantes públicos capazes de intervir ativamente a favor da mobilidade sustentável e contribuir com as políticas públicas relacionadas ao tema.
Confira o vídeo, resultado da 1a Semana, de 2011:
A questão da mobilidade urbana no Brasil e em muitos países vem
seguindo um caminho contraditório: de um lado encontra-se apoiada em modernas e
inovadoras tecnologias, e do outro retrocede, com problemas de congestionamento
cada vez mais recorrentes, matriz energética altamente nociva ao meio ambiente
e à saúde humana, poluição sonora, oferecimento de condições desiguais de
acessibilidade (calçadas intransitáveis, transporte coletivo precário e ausência
de infra-estrutura cicloviária), violência no trânsito, e uma série de outros
efeitos negativos provocados pelo uso predominante do automóvel.
As políticas de mobilidade têm adotado um modelo que contraria
o bem comum através do incentivo e privilégio ao uso do automóvel. Essa lógica
vem se mostrando incapaz de satisfazer os anseios de melhoria da qualidade de
vida da sociedade e isso tem levado muitos países a procurar alternativas para
a mobilidade, voltadas às tecnologias mais limpas e sustentáveis, à visão de coletividade,
à acessibilidade para todos, e à valorização dos pedestres e dos meios de
locomoção não motorizados.
Piracicaba, como a maior parte das cidades médias e grandes
do país, vem seguindo este modelo de predominio do uso do automóvel em relação
ao transporte público ou não motorizado. De 2000 a 2010 a frota de automóveis
passou de 87 mil para 136 mil veículos (aumento de 56%), sendo que neste mesmo
período a população do município cresceu apenas 11%. O transporte público nesta
última década teve um decréscimo no número de usuários e, apesar de contar com
um Plano Cicloviário que abrange as principais rotas do município, a extensão
da estrutura de ciclovias ainda é pequena e focada para atividades de lazer. Como
conseqüência deste modelo temos o agravamento dos já citados problemas
ambientais, de trânsito e de saúde pública no município.
Dado este cenário, é que surge a demanda da promoção de
espaços que envolvam a sociedade civil e o poder público na discussão sobre a
mobilidade urbana do município para que possam ser implementados os princípios
e diretrizes de: valorização do ser humano; respeito ao meio ambiente; incentivo
ao uso de transporte público; e direito à informação e transparência
administrativa, previstos, dentre outros, na Política Municipal de Mobilidade
de Piracicaba (Lei Complementar no 187 de 10 de outubro de 2006).
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