Programação

II SEMANA DE MOBILIDADE URBANA DE PIRACICABA - 17 a 22/09/11
De 17 a 22 de setembro de 2012 será realizada a II Semana de Mobilidade Urbana de Piracicaba para pensarmos juntos como melhorar a mobilidade e a qualidade de vida em nossa cidade.

Vamos refletir e debater sobre o excesso de veículos nas ruas, o respeito aos pedestres e à acessibilidade, o transporte público, as ciclovias e ciclofaixas, entre outros temas.

Realizada conjuntamente por diferentes organizações da sociedade civil, orgãos público, instituições de ensino e cidadãos interessados no tema, a semana contará com intervenções, atividades culturais mesas-redondas, oficinas e passeata.


Programação:

Segunda-Feira 17.09
17h00 às 19h00 Desafio Intermodal  - Para comemorar a abertura da 2ª semana de mobilidade de Piracicaba será realizada na segunda-feira, dia 17 de setembro, a segunda edição do desafio inter-modal. uma disputa entre diferentes meios de locomoção em um trajeto cotidiano durante o horário de pico de trânsito. Para contrapor o resultado obtido na edição anterior em 2011, a rota será oposta, com saída da Estação da Paulista às 17 horas, passagem obrigatória pela Praça José Bonifácio para simular uma ida ao banco, e chegada na ESALQ. Dentre as mais de dez modalidades, serão expostas as vantagens e dificuldades experimentadas por ciclistas, pedestres, motoristas, usuários de transporte público e portadores de necessidades especiais.
Organização: OCA, Iandé
Informações: Pedro peremb@gmail.com, Andrea andrea@iandenosso.com.br

Terça-feira 18.09
Dia do Prefeiturável de Ônibus – Neste dia, os candidatos a prefeitura de Piracicaba serão convidados a realizarem um deslocamento utilizando o Transporte Público coletivo de Piracicaba. Os candidatos serão acompanhados por câmeras do Serviço de Utilidade Pública - SUP  que farão a cobertura do evento. Os trajetos serão propostos pela organização, e a programação do evento depende da agenda dos candidatos, confira a programação  em www.mobilidadepiracicaba.blogspot.com.
Organização: Comissão organizadora da Semana de Mobilidade

Quarta-feira 19.09
Intervenção Surpresa – Fique Ligado! Na manhã de quarta-feira uma intervenção surpresa no centro de Piracicaba lhe trará novas reflexões!
Organização: Cidadãos colaboradores.  
Local: R. José Alferes Caetano OU Praça José Bonifácio OU R. Governador Pedro de Toledo

8h-14h Intervenção nos Terminais de Ônibus – Durante a manhã nos terminais de ônibus metropolitano de serão coletados vídeo depoimentos e relatos dos usuários do transporte público coletivo a respeito do sistema e estruturas do Transporte Coletivo Integrado de Piracicaba.   Organização:Coletivo Piracema, SUP e Educomunicamos! Ponto de Cultura.
Informações: maricami82@gmail.com

Quinta-feira 20.09
16h – 18h00  Mesa Redonda sobre Mobilidade Urbana – Esse encontro buscará debater os desafios e perspectivas para a implementação de políticas públicas e ações voltadas a uma mobilidade urbana sustentável. A mesa redonda apresentará o trabalho da I Semana de Mobilidade de Piracicaba, realizada em 2011, bem como as propostas formuladas no fórum do ano passado e ressaltar a importância dos conselhos, mais especificamente o Conselho Municipal de Mobilidade.
local : Anfiteatro do Pavilhão de Ciências Humanas da ESALQ, Rua Pádua Dias, 11
Organização: Imaflora e PUSP “Luiz de Queiroz”
Informações: 3429 4051 – febasso@gmail.comadriana@imaflora.org
*Não é necessária inscrição

18h00 – Reunião Simbólica do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana – Como forma de retomar os compromissos assumidos na 1ª Semana de Mobilidade Urbana, em 2011, após a Mesa-Redonda ocorrerá a 1ª Reunião do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana. Tendo como pauta a criação do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana de Piracicaba, e aspectos da Mobilidade Urbana no município. Venha contribuir com essa discussão, dê sua opinião!                                                      
Local : Anfiteatro do Pavilhão de Ciências Humanas da ESALQ, Rua Pádua Dias, 11
Organização: Comissão organizadora da Semana de Mobilidade

Informações: 3429-4051 - febasso@gmail.com ou  adriana@imaflora.org
*Não é necessária inscrição

Sexta-feira 21.09
16h – Exibição de Filmes e Documentários na ESALQ – Venha curtir um agradável fim de tarde no histórico Centro de Vivência da ESALQ. Serão exibidos e debatidos filmes e documentários sobre Mobilidade Urbana, desenvolvimento de cidades e qualidade de vida.      
local: Centro de vivência da ESALQ – R. Pádua Dias, 11, Agronomia.
Organização: PET Ecologia
Informações: dessa_carn@yahoo.com.br

Sábado 22.09
10h – Passeata do Dia Mundial sem Carro, “Mova-se com Dignidade”
Todo o dia 22 de setembro milhões de pessoas em centenas de cidades ao redor do mundo participam do “Dia Mundial sem Carro”. Esta mobilização busca gerar reflexões, debates e novas atitudes em relação ao uso intenso dos carros nas cidades.

Concentração : 9:00h em frente a Estação da Paulista
Saída:  10:00h pela Rua Governador Pedro de Toledo

Você que é pedestre, usuário de bicicleta ou transporte coletivo, participe! Você que é idoso ou portador de deficiência, participe! Você que quer buscar soluções para  a mobilidade em nossa cidade, participe! Vamos integrar Piracicaba neste grande movimento!

Ao final da passeata estão todos convidados a participar de atividades na Av. Beira Rio, em frente ao Largo dos Pescadores.
22 de Setembro. Dia Mundial sem carro: Deixe o seu na garagem!

Organização: Comissão organizadora da Semana de Mobilidade
Informações:  Miriam – mirother@gmail.com  



Realização da 2a Semana de Mobilidade Urbana de Piracicaba (em ordem alfabética)

Coletivo Piracema, Educomunicamos! Ponto de Cultura, Florespi, Iandé, Imaflora, Moto Clube 20 de agosto, PET Ecologia, PUSP “Luiz de Queiroz”, USP Recicla e Colaboradores da Sociedade Civil.


Apoio

COMDEF - Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência
SUP – Serviço de Utilidade Pública
Coletivo Educador Piracicauá
Colaboradores da Sociedade civil