terça-feira, 20 de setembro de 2011

Abertura foca mobilidade humanizada



A abertura oficial da I Semana de Mobilidade Urbana de Piracicaba foi realizada na noite de ontem no Salão nobre da Câmara de Vereadores da cidade.

O evento foi divido em dois blocos. No primeiro, Lincoln Paiva, ambientalista e presidente do Instituto Mobilidade Verde, ao ministrar de forma dinâmica sua fala, trouxe aos presentes a realidade de municípios alemães, dentre eles, Freiburg, o qual se intitula "capital alemã do meio ambiente".


Paiva relatou que foi de iniciativa da própria população a exigência pela mudança na questão da mobilidade. Freiburg apresenta, em média, 600 mil habitantes, e o número de bicicletas na cidade é o dobro do de automóveis registrados. A cidade também contempla bairros que proíbem a circulação do automóvel e possui um sistema de mobilidade urbana integrada e focada no cidadão.



Lincoln também relatou que é necessária uma reflexão e, consequentemente, uma mudança na visão das pessoas sobre o transporte público, a bicicleta e o hábito de caminhar. "Optar por tais meios de locomoção é ser pragmático. Chega-se muito mais rápido ao destino", relata.


Já no segundo bloco foi realizado o debate. Dentre os debatedores estavam os representantes do CONDEF, do Moto Clube 20 de Agosto - Apoio às Vítimas de Trânsito, dos cicloativistas e do CONDEMA: Fernando, Lourdes, Mirian e Renato, respectivamente. Paulo Prates, da Semuttran, representava o poder público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário